Batalha de San Marino

Batalha de San Marino
Parte da Ofensiva à Linha Gótica durante a Campanha da Itália da Segunda Guerra Mundial

O plano inicial da Operação Olive, a tentativa de romper a Linha Gótica (vermelha); a ofensiva planejada é mostrada em azul, ao longo da costa leste. As setas convergem para o norte de San Marino.
Data 1720 de setembro de 1944
Local San Marino
Desfecho Vitória dos Aliados
Beligerantes
 Alemanha
 República Social Italiana
 Reino Unido  San Marino
Comandantes
Alemanha Nazista Harry Hoppe Reino Unido Arthur Holworthy
Baixas
274 mortos
54 capturados
323 mortos

A Batalha de San Marino foi um confronto ocorrido de 17 a 20 de setembro de 1944 durante a Campanha Italiana da Segunda Guerra Mundial, na qual as forças do Exército Alemão ocuparam a neutra República de San Marino e foram então atacadas pelas forças Aliadas. Às vezes também é conhecida como Batalha do Monte Pulito.

São Marino tinha declarado a sua neutralidade no início da guerra e permaneceu praticamente inalterado pelos acontecimentos na Europa até 1943, quando as forças aliadas avançaram uma distância considerável pela Península Itálica. Uma importante posição defensiva alemã, a Linha Gótica, atravessava a península a uma curta distância ao sul da fronteira de San Marino, e no final de junho, o país foi bombardeado pela Força Aérea Real, matando 35 pessoas, na crença de que o Exército Alemão tinha assumiram posições no seu território. Na Operação Olive, lançada no final de agosto, uma forte força aliada atacou no extremo leste da linha, com o objetivo de passar por Rimini — logo a leste de San Marino — e irromper nas planícies ao norte da cidade. Embora San Marino estivesse a sudoeste de Rimini, o plano era contorná-lo totalmente. Em resposta aos movimentos Aliados, os alemães enviaram uma pequena força a São Marino para guardar as suas linhas de comunicação e atuar como observadores de artilharia.

Cartazes de neutralidade nas fronteiras de San Marino

Depois de alguns dias, o impulso principal da ofensiva foi interrompido ao sul de Rimini pela forte resistência e pelo mau tempo, e as forças de flanco britânicas e indianas começaram a avançar para oeste, assumindo a linha de frente em direção a San Marino. Em 17 de setembro, a 4ª Divisão de Infantaria Indiana atacou as forças da 278.ª Divisão de Infantaria ocupando duas colinas do outro lado da fronteira com Sammarinese; após intensos combates para obter o controle das colinas, a situação se estabilizou no dia 19 e as forças aliadas começaram a invadir a própria cidade de San Marino. A cidade foi capturada na tarde do dia 20 de setembro, e a 4ª Divisão Indiana deixou o país no dia 21, deixando-o sob o controle das forças de defesa locais.


© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search